A ironia na inevitável crise da idade…!

E… deitamos as culpas de tudo e de nada a esta inevitabilidade. Da falta de vontade para o exercício físico, da barriguita que começa a “desenformar”, da pequena ruga que teima em não sair, daquelas dores que nunca nos apareciam…!
Tínhamos uma insanidade juvenil que nos protegia de amarguras e que nos servia de escudo contra dúvidas, ventos e marés.
Agora, quando ”nos olhamos” verificamos que afinal, o código de barras não estava errado, e que a “mercadoria” está um pouco adulterada.
Envelhecer é uma sucessão interminável de revisões periódicas, check-up´s e quejandos.
Em jovem, tínhamos barras de ferro como protecção de alma. Não víamos o passar do tempo. Habitavam em nós sombras que desconhecíamos, as mortes eram mais emocionais, hoje sentimo-las muito físicas.
E fazíamos castelos de areia e montanhas de conjecturas no ar. Tudo intransponível.
Afinal, verificamos que os castelos se desmoronam e tudo se desfaz.
Mas este PDI é real. Já não é imortal. Somos nós, estamos cá…por enquanto.
Sinto marés revoltas de tempo, que o tempo não apagou. Ventos assassinos, prontos a lançarem torrentes de resfriados desprevenidos.
De vez em quando reflexos do que fui assolam a janela da imaginação.
Este PDI, este envelhecer, seria tão mais simples, se fosse só meu. Se me caísse no regaço e eu o contemplasse e deixa-se que aos poucos ele entranhasse na carne e no coração.
Se mais ninguém o visse e mais ninguém o sentisse.
E vivemos uma vida inteira, preparando-nos para essa mesma vida.
De repente olhamos em volta e já nada do que era voltará a ser. O espelho reflecte com exactidão o que escondemos todo este tempo.
O tempo, esse insanável, esse indomável patife que me suga o espírito e a mente.
E… depressa virá.
Mas…que venha, cá estaremos.
Aliás, inexoravelmente temos de o contrariar e provocá-lo.
A juventude não se perde assim.
Serei velho aos 70, aos 80? Qual quê? Verão…
Tenho o dom de contrariar respeitosamente estas tendências, jamais perderei a minha irrequietude, a minha generosa infantilidade, a minha T´Shirt, calção, calça de ganga, o meu desporto.
E uma barriguita, que mal tem? As adiposidades já queimam mal, mas nada de mais.
Não sou a casca do tempo que partiu, nem a curva dos teus olhos que se fechou,
Mas a imagem dos gestos que tracei, e aí…
O céu ficou mais perto, quanto mais belo.

Comentários

Ana disse…
Este post tem um força enorme!!
Todos, mais cedo ou mais tarde, já passámos por isto. A forma como lidamos com o envelhecer é que varia de pessoa para pessoa.
saltosaltos disse…
Diria mais, envelhecer é uma sucessão interminável de revisões da matéria dada e porra, como eu detesto revisões!

Excelente texto!
FF disse…
não "já passámos por isto", mas isto somos nós num continuum irrepetível e interminável (até ao último fôlego), com que podemos contar para 'lermos' um bocadinho dos mistérios que nos rodeiam...

gostei desta pequena partilha que fazes na blogosfera do teus "diabinhos"

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO DE PERNAS PARA O AR

Deixa ficar assim…

DESEJOS E DEMÓNIOS